Seu portal de notícias

136 municípios aderem a Dia D da Vacinação contra o Sarampo no Tocantins

Com objetivo de aumentar a imunização contra o sarampo no Tocantins, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Saúde (SES/TO), realizou no sábado, 9, o Dia D da Vacinação Contra o Sarampo, em parceria com o Ministério da Saúde (MS), a Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems). A abertura oficial da programação foi realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Moacir da Paixão, em Paraíso do Tocantins; e no Centro de Saúde da Comunidade Valéria Pereira Martins, em Palmas.

Dados parciais da Diretoria de Doenças Transmissíveis e Não Transmissíveis da SES/TO apontam que 14.695 crianças e adultos compareceram às salas de vacina.

Participaram do Dia D de Vacinação, representantes da SES/TO; do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI) do Ministério da Saúde; da Prefeitura de Paraíso; da Secretaria Municipal de Saúde de Paraíso (Semus/Paraíso); da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus/Palmas); da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Tocantins (Sems/TO) e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Tocantins.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, agradeceu o trabalho desempenhado pelos profissionais da SES/TO contra o sarampo no estado. “Quero agradecer toda a minha equipe, não tenho palavras para agradecer o trabalho de vocês, que independentemente do dia se organizaram e foram dar as mãos aos municípios para ajudar a combater os casos de sarampo, e assim temos feito. O vírus do sarampo veio importado de outro país, não estava circulante aqui no estado, mas com todas as ações estamos conseguindo conter a sua propagação. E essa eficiência só é possível com o engajamento e o movimento de cada um de nós, levando aos nossos amigos, familiares, filhos, netos, a conscientização de que precisamos atualizar o nosso cartão de vacina”, pontuou.

“Gostei muito de vir vacinar a minha filha hoje [sábado, 9], é muito importante protegê-la contra doenças, ainda mais com o Zé Gotinha e toda essa campanha; especial”, afirmou a Vilma Bento, mãe da bebê Maria Louise que foi vacinada na UBS Moacir da Paixão, em Paraíso do Tocantins.

“Convidamos toda a população para fazer a cobertura vacinal contra o sarampo e também atualizar o cartão de vacina. Buscamos aumentar a cobertura vacinal e, com a Missão, imunizar aqui em Palmas, em apenas 10 dias, conseguimos atingir o nosso público-alvo para um mês. Também estamos disponibilizando os demais imunizantes de rotina para todas as faixas etárias. Hoje [sábado, 9], a gente realiza o nosso 2º dia D, sendo que, no sábado passado [2 de agosto], aplicamos doses em 2,3 mil pessoas. Temos mobilizado muito também os nossos profissionais com formação e atualização. O nosso compromisso é muito claro, não ter caso de sarampo no município de Palmas e, se tiver, vamos conseguir combater com a transmissão”, destaca a secretária municipal de Saúde de Palmas (Semus/Palmas), Dhieine Caminski.

“O nosso município está bem positivo com as vacinações, mobilizamos toda a nossa equipe de saúde para ir até as residências conferir os cartões e trazer pacientes. Fizemos uma ação na quarta-feira, 6, estendemos os nossos horários até as 19 horas para atender pessoas que trabalham e alegam que não vêm porque não têm tempo. Então tem sido bem positivo, estamos conseguindo fazer as imunizações e atualizar os cartões, todos os profissionais também foram imunizados. Com o reforço da vacina, a procura foi grande, as pessoas têm medo do sarampo, então a procura está positiva e nós estamos fiscalizando, monitorando e correndo atrás desses pacientes. Quem não vem até nós, nós vamos até a residência”, afirmou a coordenadora da UBS Gentil Costa, Érica Noleto de Almeida.

O diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI/MS), Eder Gatti Fernandes, relatou que manter o Brasil livre do sarampo é um desafio, porque embora não tenha circulação do vírus no país, são mais de 9 mil casos de sarampo nas Américas. “Este ano, a Europa já registrou mais de 22 mil casos. Então, essa pressão externa existe sobre termos casos de sarampo importado no nosso país. Tanto é que essa foi a mensagem que eu tentei passar ao secretário Carlos Felinto sobre que o que estava acontecendo em Campos Lindos, que não foi um problema local, uma falha do município, mas sim uma eventualidade. E não foi a primeira vez, neste ano nós já tínhamos tido cinco outros casos importados de sarampo no nosso país e conseguimos segurar a transmissão. Já terminamos o trabalho em Campos Lindos, só que precisamos garantir a proteção dos outros municípios”, enfatizou.

“O Tocantins é um estado que vacina muito bem. Entre as coberturas vacinais dos demais estados, Tocantins se destaca. Mas mesmo assim, é importante fazer esse trabalho de buscar de quem não se vacinou. Se a pessoa não tem a comprovação, esqueceu a caderneta, não perca tempo, faça a vacina, que está disponível no SUS. Temos mais de 10 milhões de doses no nosso estoque, temos condições de abastecer o estado para outras ações eventuais. Aqui no Tocantins, nós temos gestores que estão preocupados pela sua população e, assim, preciso agradecer ao secretário da SES/TO, Carlos Felinto. A equipe estadual foi maravilhosa em todo o momento. Estamos falando de um estado que, de fato, está preocupado com a sua gente e, em nome do Ministério da Saúde, quero fazer esse agradecimento à gestão estadual, agradecer a todos vocês que fazem o SUS acontecer e não deixar o sarampo entrar no nosso país”, complementou Eder Gatti Fernandes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.