Em entrevista ao programa 60 MINUTOS, da rádio MN Tocantins (91.1 FM), o deputado estadual, Júnior Geo, reforçou sua pré-candidatura a prefeito de Palmas na eleição de 2024, disse que quer o apoio da prefeita da Capital, Cinthia Ribeiro, e demonstrou muita confiança de que será um dos candidatos a disputar o segundo turno da cidade no próximo ano.
“Acho muito difícil alguém me tirar do segundo turno em Palmas”, disse Júnior Geo na entrevista aos jornalistas Emerson Alencar e Thâmara Cruvinel.
Com mais de 200 mil eleitores, já oficialmente registrado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), Palmas tem a possibilidade de decidir a eleição em segundo turno, caso o candidato mais votado no pleito não atinja o percentual mínimo necessário de 50% dos votos mais um para vencer a eleição no turno inicial.
O que dá confiança a Júnior Geo é o fato dele acreditar que, mesmo uma boa parte dos eleitores sendo ainda “vulneráveis socioeconomicamente”, um candidato “mal-intencionado” não consegue comprar votos suficientes para vencer uma eleição em segundo turno.
“O segundo turno facilita muito meu projeto, porque tem até uma parcela da população palmense que é vulnerável. Vulnerável que me refiro é socioeconomicamente mesmo. Tem políticos que se aproveitam dessa vulnerabilidade e injetam dinheiro, compram votos, mas não compram a população inteira. Você tem uma parcela vulnerável, que por necessidade momentânea até aceita aquele financeiro que você está dando e não necessariamente vota. Mas aquele que tenta comprar todo mundo não consegue. Pode até levar para o segundo turno, mas não te faz eleito. Porque para o cargo do executivo, as pessoas esperam um candidato que seja compromissado, que seja mais sério e que não esteja ali tentando comprar a eleição”, avalia.
Na opinião de Júnior Geo, o abuso do poder financeiro nas campanhas eleitorais provoca um problema muito mais sério para a sociedade, que é a corrupção. “Porque quem compra a eleição, você pode ter certeza que lá na frente ele vai desviar muito mais do que o dinheiro que ele gastou na campanha. Quem compra a eleição vende a administração e quem paga, e paga muito caro, é a população”, constata Júnior Geo.
Apoio da prefeita Cinthia
Há alguns meses, Júnior Geo tem participado de eventos públicos promovidos pela Prefeitura de Palmas, o que demonstra uma aproximação entre ele e a prefeita Cinthia Ribeiro, que não disputará a eleição por ter sido reeleita em 2020.
Júnior Geo diz que existe “total” possibilidade de aliança com a prefeita Cinthia para a eleição de 2024 e que essa aliança tornaria o projeto eleitoral dele ainda mais forte.
“A aliança com a prefeita Cinthia fortalece muito a nossa possibilidade de eleição. Até mesmo porque ela não vem sozinha, vem com todo um grupo de vereadores que são representativos nas suas regiões. Se der certo de caminharmos juntos seria excelente para nós e para o projeto que a gente pretende desenvolver na Capital”, reforçou o pré-candidato.
Mas Júnior Geo destaca que seu nome estará na disputa pela prefeitura de Palmas em 2024 independentemente da aliança com a prefeita Cinthia. “Eu já sai candidato em 2020 e na época eu estava literalmente “solo”. Até que o deputado Damaso recuou de um projeto de candidatura para me apoiar, e agradeço muito ao deputado Damaso pela confiança. Caminhamos somente o PSC e o PROS. Naquela situação, sem grupos, sem dinheiro e de última hora, de 12 candidatos eu fiquei em segundo na capital”, relembra.
Situação partidária
Júnior Geo está filiado ao PSC, que recentemente anunciou a incorporação ao Podemos, aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no final do ano passado. Essa situação é encarada pelo pré-candidato como um novo desafio.
“Estamos a conversar com a presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, e vamos buscar o fortalecimento de uma possível candidatura pelo próprio Podemos”, afirmou.
Sonho de ser prefeito vem das pessoas
Mesmo confiante em sua pré-candidatura, Júnior Geo afirma que a decisão de disputar a Prefeitura não é apenas sua. “O sonho de ser prefeito tem que ser das pessoas que querem você como prefeito”, destaca.
Sobre críticas que circulam no meio político que tentam diminuir as chances de Júnior Geo chegar à prefeitura, por causa da postura isolada adotada pelo pré-candidato, ele responde: “Muita gente diz que não sou de grupo. Sou de grupo de gente certa, de gente correta, de quem quer fazer uma coisa séria. Agora para mutreta e malandragem isso foge dos meus princípios e princípio não se negocia. Esse grupo que fere princípios eu realmente não faço parte”.
Para Júnior Geo, a capacidade administrativa e o interesse de fazer a coisa certa pela população precisam andar juntos a um gestor público. “Já me deparei ao longo dos anos no Tocantins com muitos políticos que têm capacidade, mas poucos que têm capacidade e interesse de fazer o que é certo. Existe uma diferença neste sentido. Você encontrar uma pessoa que tem capacidade, que tem interesse em fazer e vai fazer sem estar de rabo preso com grupos e compromissos políticos. Meu compromisso político é com a sociedade, é com quem me elegeu. Entrei na política com esse propósito, de fazer exatamente aquilo que eu gostaria que fizessem por mim enquanto cidadão. Que me respeitassem e fizessem o que é certo. Isso é o que eu pretendo fazer”, concluiu Júnior Geo.
Clique aqui e veja a entrevista completa.
