A senadora Professora Dorinha assumiu a relatoria do Novo Ensino Médio no Brasil na subcomissão temporária do Senado criada para debater e avaliar o assunto. (veja o vídeo)
“O Ensino Médio hoje é o maior desafio da Educação brasileira. O número de jovens que não estudam e não trabalham, a falta de identidade entre o ensino médio, o mundo do trabalho e até a vida dos estudantes provoca, ao longo dos anos, o abandono e a desistência escolar. Além de tudo, a falta de conexão entre o ensino médio e a vida profissional”, avalia a senadora.
A subcomissão terá 180 dias para apresentar um relatório com as diretrizes para o Novo Ensino Médio. Nesta terça-feira (18) foi aprovado o plano de trabalho da subcomissão que prevê a realização de sete audiências públicas, com a primeira marcada para 26 de abril, além de uma pesquisa de opinião pública — que seria implementada pelo DataSenado — sobre a percepção de “desafios e perspectivas para o ensino médio”. O plano também prevê visitas parlamentares a escolas públicas de ensino médio do Brasil.
“Vamos ouvir alunos, professores, comunidade, entidades de trabalho, o próprio Ministério da Educação, o conselho de secretários e o nosso objetivo é encontrar alternativas, modelos e financiamento para o ensino médio”, explicou.
A senadora Professora Dorinha reforçou que a participação da sociedade no debate da construção de um novo ensino médio é fundamental. “É importante acompanhar o trabalho, porque é no ensino médio que nós fazemos a nossa formação profissional, a inserção no mundo do trabalho e o preparo para a cidadania”, completou Dorinha.